Fiação da pluma de algodão em parceria com o SENAI/PB

Da pluma ao fio, o resultado é de mais ganho para as 160 famílias agricultoras do Cariri paraibano.

Isso porque 14,93 toneladas da pluma de algodão com certificação orgânica participativa foram transformadas em fios, o que agrega não somente renda, mas novas perspectivas de acesso ao mercado orgânico mundial e comércio justo. A fiação se tornou possível através da parceria de Diaconia com o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecções, da Paraíba, que realiza todo o processo através da utilização dos modelos mais modernos de tecnologia do mundo para essa finalidade.

O Projeto conta com o apoio financeiro da Laudes Foundation, da Inter-American Foundation (IAF) e do FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE e com a parceria da empresa francesa Vert Shoes, que aposta em uma moda mais sustentável através de materiais agroecológicos para fabricação dos tênis vendidos mundialmente.

Nesse modelo de comercialização todo mundo ganha.

Os produtores conseguem obter um valor mais justo na venda antecipada do algodão e a indústria recebe um produto de muita qualidade. E assim fio a fio são garantidos a esperança de um cultivo mais justo e digno e uma produção que protege o meio ambiente.