Voltar para   página anterior

Representante da Ecovida visita equipe da coordenação do projeto Algodão no Recife

Por Tadzio Estevam


O coordenador do projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, Fábio Santiago, acompanhado dos técnicos Ricardo Blackburn e Luís Cláudio Matos, receberam na manhã desta quarta-feira (04) a visita do presidente da Rede de Agroecologia Ecovida, do Rio Grande do Sul, Laércio Meireles que veio ao Recife para lançar seu mais novo livro “Vozes da Agricultura Ecológica”.

A visita teve como objetivo discutir o fortalecimento dos Sistemas Participativos de Garantia (SPG), que têm como braço jurídico os Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPAC’s) que gerenciam as atividades das famílias agricultoras do projeto nos seis estados nordestinos onde ele atua. Retomada dos contatos para que se possa pensar estratégias de trabalhar juntos. “Estamos retomando uma conversa para alinhar estratégias de ação no âmbito do projeto do algodão que atualmente é certificado por meio de associações participativas”, disse Laércio.

Fábio Santiago ventilou a possibilidade de realização de um Fórum, unindo os territórios que ainda não têm OPAC’s como Sergipe e Alagoas para que as experiências trazidas por Laércio possam servir quando esses organismos forem constituídos. “Estamos querendo propor uma atividade bem pragmática realizando uma reaproximação entre o projeto e o Laércio por meio da realização deste fórum com os dois territórios que irão poder beber na fonte dele para se constituírem enquanto OPAC’s”, disse.  

Além disso, também foi cogitada uma visita internacional a um SPG no Uruguai, país que tem se destacado nesse sentido.